Tem uma dica aqui pra você!

"Ok, nós gostaríamos de conhecer vocês... digam de onde vocês vêm, o que fizeram para chegar aqui e quais são suas expectativas quanto ao curso" - foi por ai que os professores do Curso de Medicina da UFSCar começaram e nos fizeram começar. Por um bom tempo custei a acreditar que eu estava entre os alunos que cursariam Medicina em uma Universidade Federal, recebendo do governo o investimento para me tornar médico. 
     Será que você está lendo este texto porque este é o seu sonho? Está procurando uma Universidade para fazer o curso de Medicina e deseja saber como está o curso da UFSCar? Ok. Não se contente com nada do que vai ler aqui. Busque outras fontes e certifique-se de que as suas necessidades serão realmente supridas. Os textos que você lerá neste Blog serão produzidos por pessoas que se tornam um pouco mais médico a cada dia dentro da UFSCar, mas este é apenas um modo de faze-lo. Se você gostar do que vai ler aqui, seja bem vindo e prepare-se para responder a tão esperada pergunta: "De onde você vem, o que fez para chegar aqui e qual a sua expectativa?"

15 comentários:

  1. Bem, Me chamam de Italo daniel, tenho 17 anos faço o 2ano do ensino médio em uma escola publica do estado do ceará. cheguei a este site pois estava procurando respostas de como me preparar e passar em medicina que é o meu foco hoje em dia. A minha expectativa?é de ser um médico bem sucedido, e que este site me ajude a chegar no meu objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Bruna, tenho 15 anos, e estou cursando o 2º ano do ensino médio em uma escola estadual daqui da Bahia. Estava lendo sobre o curso de Medicina em outros sites, e em um dos comentários estavam indicando esse site, resolvi entrar para saber mais. A minha expectativa é consegir ingressar em uma faculdade Medicina, e me expecializar em Psiquiatria, que é o meu sonho (:

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Alicya, tenho 14 anos, e curso o 9°ano do ensino fundamental,e quero me especificar em cardiologia. Sempre me veio a cabeça á fazer medicina, acho que um dos intuitos foi o precário e pouco atendimento em questão da saúde, mais o principal motivo foi minha fascinação e vontade de prestar esse curso, por poder fazer parte desse grupo de salvadores que vieram pra mostrar realmente que vão fazer a diferença. Sempre procuro outras fontes para certificar me de que é isso mesmo que eu quero e se estou realmente pronta pra enfrentar todas barreiras que estarão pelo caminho. O que quero mesmo é estar ao lado de pessoas, quando não haver ninguém por elas e poder e ajuda-las.

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Caio, tenho 16 anos curso o 2° do ensino médio, e quero fazer medicina, estava a procura de informações do que devo me dedicar, em quais matérias e etc, quando encontrei o link desse site em um comentário.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Mikaelly,tenho 17 anos,conclui agora o 2° do ensino médio (uffa'que venha o 3°,rs).Esse ano pesquisei bastante e decidi fazer Medicina,não como foco principal ser bem sucedida,mas principalmente ajudar ao próximo,pois é notório hoje em dia que há muitos doutores totalmente focados em ganhar dinheiro(infelizmente)e não preocupados com as vidas.Então não quero ser só mais uma,mas sim fazer a diferença, e principalmente olhar no olho do meu paciente,pois isso faz toda a diferença.
    Encontrei agora esse site, e fiquei feliz de saber que pessoas que já conquistaram ou estão conquistando essa carreira maravilhosa,estão separando ao menos que seja um tempinho para aqueles que ainda estão estudando & sonhando ! *Pretendo me especializar em Pediatria ,mas como segunda opção talvez nefrologia,estou pensando e pesquisando um pouco mais ainda.

    ResponderExcluir
  6. Oi meu nome é Cristiane , tenho 18 anos, pretendo cursar medicina não pelo fato de conseguir beneficio próprio mas, sim ajudar ao próximo, ter a coragem e dedicação de enfrentar todas as barreiras para ajudar quem necessita, meu grande sonho na àrea de especialização é a cirurgia geral e anestesista, pretendo um dia alcançar meu objetivo
    e mostrar para o mundo que ainda existem pessoas dispostas a ajudar.
    Desejo sorte ha todos que aqui estão em luta de seus sonhos, e agradecer e parabenizar estes que por traz deste site acreditam em todos nós!

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é Indiara Morgana, e decidi fazer medicina porque sou uma jovem adulta, pois é tive que aprender a ser adulda em um momento doloroso, tive que por várias vezes levar a minha mãe as pressas para uma clinica cardiológica em Teresina, e sofria muito ouvindo os aparelhos praticamente gritarem com os batimentos do coração dela, e aquela correria de médicos e enfermeiros em volta da minha mãe, era aterrorizante pra mim! Então eu decidi fazer medicina porque aqueles simpaticos médicos serviam de exemplo pra mim, porque assim como eles ajudavam a minha mãe, eu percebi que eu também queria ajudar outras pessoas, e essa será a forma que me dedicarei com a benção de Deus para ajudar, e tranquilizar meninas que assim como eu ficam apavoradas, em uma situação como essa. Deus ajudará a todos que tem o sonho de fazer medicina, e a minha residencia com fé em Deus será em cardiologia. Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Patrícia. Decidi fazer medicina por um intuito muito grande pela profissão desde criança, eu entrava em hospitais e sempre me batia a aquela curiosidade de ver mais alguma coisa, pequena com meu avô doente e sem ter com quem ficar em casa ia com meu pai levar meu avô doente nos hospitais da rede pública, lá via o sofrimento de cada paciênte perto de mim e queria poder ajudar. ainda me lembro de quando eu tinha 6 anos na formatura do prezinho quando a professora disse: Patricia Aquino Barbosa, qual o seu sonho? e eu respondi : ser médica! desde então cresci com isso na cabeça mas no ensino médio descobri as barreiras que ia ter que superar, a primeira é a minha familia não ter condição de me pagar uma boa escola ou um bom cursinho e a minha unica chance é passar em uma faculdade federal, mas sem preparo algum por falta de dinheiro, fica difícil estudar sozinha em casa pois em 2012 com 16 anos conclui o ensino médio. e hoje dia 18/01/2013 estou aqui frente ao computador totalmente desnorteada. estou pensando em tentar passar em enfermagem que é mais fácil dps tentar uma transferencia interna em uma faculdade federal. Que Deus abençõe e guie cada um de Vocês, que mesmo que talvez eu não consiga ! mas que cada um de vocês faça a diferença ! o Blog foi uma boa ! mil beijos para todos (:

    ResponderExcluir
  9. olá , meu nome é júnior. tenho 16 anos e curso o 3° ano no ensino médio , meu objetivo é cursar medicina, que é meu sonho.
    to começando a foça agora , e decidi fazer medicina porque é meu sonho desde pequeno, tava em outros site e entrei nesse ,mas quero saber como eu começo a fazer esse curso ? muito obrigado .

    ResponderExcluir
  10. olá meu nome é Andre sou formado em fisioterapia mas meu sonho sempre foi medicina vou lutar por esse sonho e ser um otimo medico se Deus quizer. gostaria de saber sobre os cursinhos ajuda mesmo e se tem cursinhos mais baratos e de qualidade. obrigado

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Aline Varela, tenho 18 anos e sou de Recife - PE.
    Estou cursando o segundo período de Enfermagem, mas foi a partir de um sonho percebi que meu destino é a Medicina, então estou nunca busca constante de fontes seguras para minha aprovação. E meu maior desejo é fazer a diferença no Sistema Único de Saúde.

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Haurélio, tenho 20 anos e sou de Vilhena - Rondônia.
    Estou no último período de Licenciatura e Educação Física. Medicina é meu sonho mas por falta de oportunidade e tempo($$) eu não pude me firmar em estudos para isso. Sou instrutor de mecânica do SENAI. Pretendo começar esse ano um projeto de estudo a médio prazo para alcançar o meu sonho, ser um acadêmico de Medicina em uma universidade federal. Vamos salvar vidas ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Cleusa, tenho 17 anos sou do estado do Paraná, estou no ultimo ano do curso de formação de docente. O curso de medicina não é minha prioridade, sempre tive muito gosto pela area da educação, e hoje na area onde moro me interessa muito a agronomia pois gosto muito. Mas ultimamente vem me despertado muito atenção em medicina, nunca pensei em fazer por que sempre achei que os gastos seriam de mais, e ate agora acho, estou tentando procurar informações sobre cursos de medicina no meu estado, vou tentar fazer os vestibulares das duas areas medicina e agronomia...

    ResponderExcluir
  15. Olá me chamo Ana, sou do interior de São Paulo, tenho 19 anos, sempre estudei em escola publica e agora faço cursinho. No ano passado visitei a UFSCar com minha escola, ainda com duvidas se medicina era a profissão que iria me realizar. Mas depois de assistir a palestra dos alunos do curso, conhecer a ideologia do curso aí tive certeza que era isso o que queria para minha vida: lutar por uma medicina mais humanizada e por melhorias neste curso com modelo inovador. Então sempre dou uma olhada em informações da UFSCar. Minha expectativa é conseguir ingressar em medicina em São Carlos e aprender a me tornar cada vez mais humana, entender o ser humano como um todo, cuidar de gente nao de doenças e principalmente aprender a ter coragem de desbravar caminhos desconhecidos, inseguros a fim de ajudar na nossa evolução... e acho que essa universidade vai me proporcionar as ferramentas e experiencias necessárias para me transformar no tipo de pessoa que quero ser.
    Muito legal o blog! É importante saber a opinião de quem vive o curso aí!

    ResponderExcluir